O que e iatrogenia do idoso?
O que e iatrogenia do idoso?
O que é iatrogenia do idoso?
Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem uma meta da pessoa afetada.
Quais são os tipos de iatrogenias?
Podem ser considerados dois tipos de iatrogenia: iatrogenia de ação, ou decorrente da ação médica, e iatrogenia de omissão, relacionada à falta de ação do médico. As iatrogenias ocorrem em todas as fases do ato médico, desde a relação com o paciente, passando pelo diagnóstico, tratamento, até a prevenção das doenças.
Quais os tipos de iatrogenia no idoso?
Nos idosos, a iatrogenia é associada a vários agravos à saúde como: quedas, déficits cognitivos, depressão, desnutrição, infecções resistentes, imobilidade, déficits de audição e visão, tonturas e morte prematura.
Qual o conceito de iatrogenia?
A iatrogenia consiste em um estado de doença, efeitos adversos ou alterações patológicas causados ou resultantes de um tratamento de saúde correto e realizado dentro do recomendável, que são previsíveis, esperados ou inesperados, controláveis ou não, e algumas vezes inevitáveis.
Como ocorre a iatrogenia?
A iatrogenia medicamentosa trata-se de uma consequência negativa, ligada ao uso ou ao não uso correto de medicamentos, bem como pode estar relacionada ao descuido na prescrição e administração, a reações adversas que podem ser potencialmente tóxicas, a interações e contrain- dicações, assim como negligências na …
Qual a diferença entre erro médico e iatrogenia?
Cumpre esclarecer que a iatrogenia para o profissional da saúde é, de fato, o erro cometido pelo profissional da saúde. Ocorre que o conceito para a área do direito, é diferente: iatrogenia é a consequência natural de um tratamento, prevista na literatura médica, ou seja, é o dano não punível.
O que é iatrogenia em enfermagem?
A palavra iatrogenia provém do grego e se refere a qualquer alteração patológica provocada no paciente pela prática dos profissionais da saúde, seja ela certa ou errada, justificada ou não, mas da qual resultam conseqüências prejudiciais para a saúde do paciente(1).
Por que os idosos têm maior risco de iatrogenia?
Assim, as modificações determinadas pelo envelhecimento, a pluripatologia, a maior freqüência de procedimentos diagnósticos, a utilização freqüente de medicamentos inclusive associados, as alterações na farmacocinética e farmacodinâmica das drogas, o emprego cada vez maior de métodos terapêuticos mais agressivos e …
Quais são os fatores de risco para a iatrogenia em idosos?
Os fatores de risco incluem o seguinte.
- Doenças crônicas múltiplas. O risco de que o tratamento para determinada doença possa agravar a condição de outra doença é diretamente proporcional ao número de doenças crônicas.
- Muitos médicos.
- Múltiplas fármacos (polifarmácia.
- Hospitalização.
O que é iatrogenia e como evitar?
Iatrogenia é qualquer distúrbio ou evento adverso promovido no paciente pelo uso de procedimentos médicos ou equipe de assistência como sondagem, intubações, cirurgias e medicamentos.
Como evitar efeito iatrogênico?
É possível evitar os efeitos iatrogênicos respeitando a prescrição e dosagem do medicamento. Em caso de automedicação, o melhor é procurar recomendação de um farmacêutico. Além disso, o consumo de álcool deve ser evitado durante todo tratamento médico.
Qual a diferença entre erro médico e erro do médico?
Contudo, o erro médico nem sempre é do médico, ele pode ter ocorrido por falha de outros profissionais da saúde, por falta de infraestrutura hospitalar e por diversos outros aspectos.